pH Stabilizer

A partir de R$99,00
SKU
Stabilizer

O pH Stabilizer é um tampão ácido (buffer) que regula e mantém o pH da solução hidrôponica/substrato estável. Variações no pH da água/solo podem ser prejudiciais à absorção de nutrientes pelas plantas. Regular o pH do cultivo é fundamental. O pH Stabilizer diminui variações do pH e consequentemente a necessidade de regular o mesmo.

Produto 100% solúvel em água!

pH Stabilizer - Fertilizante completo para todas as fases da vida da planta

pH Stabilizer - Estabilizador e Regulador de pH para Hidropinia e Cultivo em Substrato Inerte

O pH Stabilizer é composto por moléculas orgânicas capazes de absorver e liberar íons de hidrogênio (H+)  da solução hidropônica, minimizando variações de pH, diminuindo a necessidade de regulação do pH e maximizando a produtividade. Este efeito de liberar e absorver hidrogênio é conhecido na ciência como efeito tampão (do inglês "Buffer") e tem relação direta com o equilíbrio químico e com a dissociação de ácidos e bases fracos.

O pH Stabilizer deve ser diluído na solução hidropônica, agindo como um redutor de pH (ácido) e tem um efeito tamponante excelente na faixa de pH de 5.0 a 7.0, com pKa em 6.0. Ideal para o cultivo de hidropônicos, onde variações de pH ocorrem constantemente e prejudicam a absorsão de nutrientes pelas plantas.

Uma variação de 0.1 pH pode prejudicar a absorção de nutrientes pelas raízes e induzir sintomas de deficiência nutritiva. Sem o uso de tampões o pH da solução hidropônica pode varia até 4.0 pH em algumas horas (milhares de vezes mais do que o máximo que o vegetal aguenta, já que a escala de pH é logarítimica). Essa variação de pH normalmente ocorre pois as plantas liberam íons H+ e OH- na solução do solo (ou solução hidropônica). Ocorre também pela absorção desproporcional de íons negativos e positivos da solução, gerando um desbalanço entre cargas e a consequente reação de o OH- ou H+ com elementos da solução, gerando uma alteração do pH. Um exemplo típico é a absorção de nitrato (NO3-) que geralmente leva o pH da solução a subir (ficar mais básico ou alcalino).

O pH Stabilizer é atóxico para as plantas, não degrada, não é absorvido pelas raízes e não reage quimicamente com nenhum nutriente da solução. Mantém o pH estável enquanto estiver presente. Diminui a necessidade de troca da solução hidropônica e de ajustes periódicos do pH.

Em cultivos de teste tivemos a variação de apenas 0.001 pH durante 2 meses de cultivo, utilizando a concentração de 16,6 ml de pH Stabilizer por litro de solução hidropônica.

Após a adição do pH Stabilizer na solução é necessário regular o pH, que fica geralmente ácido. Para isso oferecemos os reguladores de pH: pH Up, pH Down e pH Down Flora, especialmente formulados para uso em hidroponia.

Produto 100% compatível com os fertilizantes e nutrientes do mercado. Indicado para utilização com o Photogenesis V1 em hidroponia/substrato inerte.

Outra maneira de regular o pH da solução sem a necessidade de utilizar o pH Stabilizer é instalar um controlador automático de pH no reservatório de solução, que libera ácidos ou bases fortes na solução para compensar mudanças e manter o pH sempre estável. As desvantagens do uso dessa tecnologia envolvem a complexidade do equipamento utilizado e possíveis falhas técnicas ou queda de energia, que podem levar ao completo declínio do cultivo em questão de horas. Apesar disso esses equipamentos são amplamente utilizados em cultivos hidropônicos por todo país. Oferecemos soluções de controle de todo tipo para nossos clientes, caso haja interesse em adquirir um controlador automático de solução ou outro, entre em contato conosco em: contato@phbio.com.br

-----

SUBSTRATO INERTE

No substrato inerte o pH tende a subir com o tempo, pois as plantas absoverm nutrientes mudando a composição da mistura do solo, e também porque as plantas exudam substâncias no solo. Dessa maneira as plantas começam a apresentar sintomas de deficiências causadas pela flutuação de pH. É comum o amarelamento de folhas e o arroxeamento de caules e pecíolos.

Para evitar essas flutuações o agricultor deve adicionar na água de rega o pH Stabilizer.

Dose: A dose ideal para o cultivo em substrato inerte é de 1 ml a 16 ml de stabilizer por litro de água de rega*, dependendo da necessidade do cultivo.

Aplicação: 3 a 4 vezes por semana**.

* O pH Stabilizer abaixa o pH da água de rega, é importante medir o pH durante a adição do pH Stabilizer. Medidores de pH digitais com precisão superior a +/- 0,5 pH são recomendados.
**A limpeza do substrato (flush) é recomendada mensalmente, para evitar acúmulo de nutrientes, previnir contra a intoxicação por salinidade e evitar prejuízos ao desenvolvimento da lavoura.

-----

HIDROPONIA

Em hidroponia as plantas sentem de imediato as variações de pH. Elas podem apresentar sintomas de deficiências de vários nutrientes ou até morrer por causa de uma flutuação no pH. Isso ocorre porque, em hidroponia, quando há uma variação do pH, os nutrientes da solução hidropônica reagem entre si e formam produtos que não podem ser absorvidos pelo vegetal. Assim as plantas vêem como se não houvesse aquele nutriente na mistura ou esse aparece em uma concentração muito baixa para que o vegetal consiga alcançar uma nutrição adequada.

O pH Stabilizer diminui as variações normais do pH da solução. Ele evita que os nutrientes da mistura fiquem "travados", não podendo ser absorvidos pelo vegetal.

Dose: Máximo 16 ml/l*.

Aplicação: Pode ser utilizado para abaixar o pH da solução hidropônica. Adicionar no preparo da solução ou diretamente no reservatório**.

* O pH Stabilizer abaixa o pH da água de rega, é importante medir o pH durante a adição do pH Stabilizer. Medidores de pH digitais com precisão superior a +/- 0,5 pH são recomendados.
** É recomendado trocar pelo menos 30% da água da hidroponia toda semana por solução hidropônica nova, para repor os nutrientes absorvidos pelas plantas e para retirar exudados que estejam acumulando na solução

-----

Dicas:

- Íons (nutrientes) são absorvidos em proporsões diferentes pela planta, por exemplo; o cálcio é absorvido bem mais lentamente que o fósforo (fosfato). Ao completar a solução hidropônica com mais solução nova o cálcio ficará em concentração muito maior que o fósforo e com o tempo o desbalanço da solução irá levar à deficiencias nutritivas.

Produto 100% solúvel em água.

Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:pH Stabilizer
Copyright © 2019 Photogenesis Biotecnologia, Inc. All rights reserved.