Talco Enraizador PHBIO

R$25,00
SKU
talco enraizador

O Talco Enraizador PHBIO é ideal para indução de formação de raizes em estacas de herbáceas.

É utilizado na estaquia (produção de clones) para propagação em sistemas de cultivo de alto nível. Substitui com excelência os produtos SelaGel e Clonex.

O fito-hormônio AIB (ácido indolbutírico), contido no talco enraizador, estimula os tecidos do mesenquima a produzirem raízes. O talco contém também nutrientes e vitaminas, essenciais para desenvolvimento do tecido radicular.

O frasco de talco enraizador contém 5 g, com 1.000ppm de AIB, que é suficiente para produzir até 2.000 estacas.

Produto não perecível. Validade de 5 anos após data de fabricação!

Talco Enraizador PHBIO


Em vista da necessidade de um produto brasileiro para propagação de plantas através de estacas (clones), a Photogenesis Biotecnologia criou o Talco Enraizador PHBIO. Esse produto inovador substitui com vantagem os produtos como SelaGel e Clonex, que são caros, perecíveis e de baixa eficiência.

O talco da PHBIO contém nutrientes, vitaminas e hormônios vegetais. Não é perecível e possui validade de 5 anos. Vem em um pote com 5 gramas do talco e é suficiente para produzir até 2.000 estacas (Clones).

O Talco Enraizador PHBIO possui 1.000ppm de AIB (hormônio vegetal - ácido indolbutírico), ideal para propagação de herbáceas (ervas e outras plantas de caule verde, sem deposição de lignina). Para plantas semi-lenhosas produzimos por encomenda o talco com 2.000ppm e para lenhosas com 3.000ppm.

O processo de estaquia (clonagem) é bem simples e é descrito no texto abaixo, que fala sobre os produtos de lã de rocha produzidos pela Cultilene®. Os cubos de lã de rocha são o melhor meio conhecido para propagação por estaquia para plantas de porte herbáceo!

Cultilene®

A Cultilene® é a marca campeã em produção de cubos de lã de rocha. Graças a matéria prima de qualidade e ao processo de produção, os cubos de lã de rocha da Cultilene® têm uma excelente capacidade de retenção de água, propiciam um enraizamento uniforme e contínuo, além de uma excelente oxigenação das raízes.

Os blocos da Cultilente® têm a capacidade estrutural para fixação das raízes e sustentação das plantas, sendo os blocos firmes e com densidade uniforme.

A lã de rocha é um substrato natural e inerte, geralmente utilizado em cultivos hidropônicos e na produção de mudas, pois permite um crescimento radicular saudável e uma boa qualidade de oxigenação, o que auxilia na abosrção de nutrinetes pelas raízes e a diminuição das chances de ocorrer "overwatering", produzindo plantas bem nutridas, bonitas e saudáveis.

A Cultilene® expandiu sua gama de blocos de propagação para três variações, Plug, Block e Slab. O modo de uso é bem simples, os Plugs vem no "Stone Wool Tray" (bandeja com vários Plugs); são ideais para germinação de sementes e para o enraizamento de clones/estacas. O Stone Wool Tray está disponível com 150 Plugs de 25x35x35(cm) ou com 77 Plugs de 35x35x35(mm).

Os Plugs de 25mm vão nos Blocks com orifício de 28mm e os Plugs de 35mm vão nos Blocks com orifício de 38mm. Existem 3 tamanhos de Blocks: Starblock 28mm, Starblock 38mm e Bigblock 28 e 38mm. Após enraizarem nos Blocks, as mudas podem ser inseridas no sistema hidropônico nas canaletas com o Slab.

No Block a muda se desenvolve melhor do que em outros substratos (orgânicos ou inorgânicos), ficando mais saudável e robusta. As mudas produzidas nos Blocks podem ser implantadas diretamente em vasos com substrato orgânio ou inerte (Mapito, Perlita, Vermiculita, Argila Expandida), também em sistemas hidropônios e aeropônicos. Em suma, a muda produzida no Block pode ser utilizada em qualquer sistema de cultivo, com ou sem irrigação automática, sendo ideal para sistemas de recirculação de solução nutriente como ex: Wilma, Librabak, DWC, NFT, Gotejo, Inundação, Leito Flutuante, Subirrigação...

No Slab a muda é inseria para prosseguir com o crescimento, floração, frutificação e formação das sementes. O Slab também pode ser instalado em diversos sistemas de cultivo, como sistemas de inundação ou gotejo, porém o mais utilizado é o Librabak (desenvolvido especialmente para o Slab).

Estaquia (clonagem) utilizando a lã de rocha

A estaquia é um dos métodos mais utilizados para propagação de plantas. Muitas plantas inclusive só podem ser multiplicadas economicamente através deste método, como é o caso da banana. É um processo bem simples, basta o agricultor, com ajuda de um bisturi, lâmina ou tesoura (limpos e esterilizados), retirar um ramo da planta, mergulhar a ponta do ramo por 5 minutos na solução nutritiva para clonagem para hidratar, e depois mergular no Talco Enraizador PHBIO de 1 a 2cm, retirando o excesso de talco e colocando o ramo no Plug umedecido com a solução nutritiva para clonagem (semana 1 da tabela).

Dicas

*Ao iniciar o processo de estaquia, é muito importante esterilizar a lâmina que será utilizada para retirar as estacas com álcool 70% ou autoclave. Utilizar de preferencia instrumentos apropriados para retirada das estacas, exemplos: bisturi, tesoura, canivete, faca com lâmina inoxidável, lâmina de barbear.

*No processo de clonagem o corte do galho normalmente é feito no entrenó da planta, na diagonal (45°), para ter uma área de contato maior da lã de rocha com a área cortada do caule.

*Antes de utilizar a lã de rocha, ela deve ser tratada, para estabilizar seu pH (bastante alcalino, perto do 7,5) e retirar produtos nocivos advindos do processo de fabricação. Logo abaixo ensinamos como lavar e estabilizar o pH da lã de rocha:

Como lavar e estabilizar o pH da lã de rocha antes do uso

O agricultor deve submergir os Plugs, Blocks ou Slabs em uma solução de pH 5,5 a 6,0 com eletro condutividade (EC) de no máximo 0,6mS/cm (milisiemens por centímetro) e deixar por algumas horas submersos. A solução de clonagem/germinação pode ser utilizada (primeira semana da tabela) para a limpeza dos cubos. Depois de algumas horas submersos o agricultor deve descartar a água, secando bem os cubos e retirando o máximo de água possível deles. Se na hora do descarte, o pH da água descartada estiver maior que 6,5, será necessário repetir o procedimento de limpeza (repita o procedimento quantas vezes forem necessárias para que o pH fique dentro da faixa aceitável).

Mais informações
Largura (Correios) 9
Altura (Correios) 3
Profundidade (Correios) 4
Escreva sua Própria Avaliação
Você está avaliando:Talco Enraizador PHBIO
Copyright © 2020 Photogenesis Biotecnologia, Inc. All rights reserved.