PHOTOGENESIS BIOTECNOLOGIA * FORUM - Índice PHOTOGENESIS BIOTECNOLOGIA * FORUM
ACESSE PHBIO.COM.BR
 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

Aprendendo a regar suas plantas

 
Novo tópico   Responder tópico    PHOTOGENESIS BIOTECNOLOGIA * FORUM - Índice -> Cultivo
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
PHBIO
Site Admin


Registrado: 11/07/09
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

MensagemEnviada: Sun Jun 06, 2010 11:56 pm    Assunto: Aprendendo a regar suas plantas Responder com citação

Á água é o elemento fundamental da vida. Ela é responsável pelo aparecimento das diversas formas de vida no nosso planeta e é fundamental para sua existência.

A água dissolve todos os elementos existentes e torna possível a interação entre eles, gerando o aparecimento das mais diversas substâncias.

As plantas necessitam da quantidade certa de água para crescer, se desenvolver e absorver os nutrientes do solo. Quando a água da chuva cai no solo, os minerais contidos nele se dissolvem e ficam disponíveis para a absorção das raízes. As plantas usam esses mineirais para construir sua estrutura, produzir folhas, frutos, sementes, etc.

As raízes das plantas, além de água do solo, absorvem também oxigênio e liberam gás carbônico, ou sejam, executam a respiração. É muito importante manter uma rega adequada, o agricultor deve tomar cuidado para não encharcar o solo e sufocar as raízes. Plantas que vivem em solos alagados desenvolveram métodos para absorver oxigênio e conseguir sobreviver.


Raízes de Uma Planta de Pântano - Raízes Respiratórias - Fontes: i294.photobucket.com & www.sobiologia.com.br

É importante manter o solo sempre umido, não exagerando na quantidade de água na rega, pois é também muito importante manter o solo sempre arejado. A medida que a planta absorve água suas células incham e geram uma pressão sobre as paredes celulares que as circundam, esse fenômeno permite o crescimento celular e consequentemente o crescimento vegetal, além de dar rigidez ao caule e às folhas. Por esse motivo quando a planta está com falta de água as folhas murcham.

As plantas possuem mecanismos para reter água. Inicialmente, com um défict hídroco as plantas fecham seus estômatos (orgão responsáveis pela troca gasosa e transpiração nas folhas), diminuindo a perda de água por transpiração. Persistindo a falta de água as folhas começam a murchar e por fim secam e caem. Esses mecanismos evitam que a planta morra e fazem com que ela possa crescer novamente quando a água estiver disponível novamente no solo.


Planta Murcha - Estômatos do Fundo de Uma Folha - Fontes: 3.bp.blogspot.com & www.biology-blog.com

A quantidade certa de de água para cada rega depende muito do tipo de solo em que se está cultivando. Solos com muita materia orgânica deixam a água passar diretamente e retem pouca mistura nos momentos iniciais, é necessário uma rega mais lenta para que esse tipo de solo absorva a quantidade certa de água. A matéria orgânica libera nutrientes lentamente quando é degradada por fungos e bactérias, sendo por si só um meio ruim para a nutrição vegetal.


Solo Rico em Matéria Orgânica - Fonte: www.labbocommerce.com.br

Solos muito argilosos retem água, tem pouca permeabilicade e capacidade de prover oxigenação às raízes. É necessário conhecer o tipo de solo em que se cultiva e suas capacidades de drenagem, aeração e retenção de líquidos.


Solo Argiloso - Fonte: pt.dreamstime.com

Solos arenosos deixam a água passar rápidamente, encharcam com facilidade, tem uma retenção de água boa e provem uma oxigenação adequada, mas liberam poucos nutrientes para as raízes, por serem compostos basicamente de sílica.


Solo Arenoso - Fonte: i615.photobucket.com

Para preparar um bom solo é necessária uma mistura adequada de matéria orgânica, terra e em alguns casos também areia, perlita, vermiculita e brita. Um bom solo absorve água rapidamente, não encharca, retem grandes quantidades de líquido, provem boa aeração às raízes, tem um pH estável e libera nutrientes de forma constante para o vegetal. Neste solo as plantas conseguem condições ideais para absorver nutrientes e se desenvolverem com grande produtividade e força. Saber preparar um bom solo é fundamental. Arar e afofar a terra ajuda o crescimento das raízes, sua oxigenação, além de uma boa penetração e distribuição da água de rega.


Solo Ideal Para o Cultivo da Maioria dos Vegetais (Uma mistura entre esterco de boi curado, terra e substrato vegetal) - Fonte: www.stoneandmore.net

A água com que se rega também influência na condição nutritiva das plantas. Quando se adiciona água tratada por centrais de tratamento como a COPASA, íons como o Fluor, Cloro e Sódio estão presentes em grandes quantidades e são tóxicos à planta. Outro fator importante é que geralmente a água tratada possui um pH fora do padrão para o cultivo, o que diminui a capacidade de liberação de nutrientes pelo solo. O pH ideal para a maioria dos cultivos gira em torno de 5 a 7 e o da água da COPASA, por exemplo, fica entre 8 e 9. Quando essa água com um pH tão alto entra em contato com o solo bloqueia íons como o Fósforo, o Cobre, o Ferro, etc. que são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento vegetal, criando uma deficiência nutritiva no vegetal.

Para conseguir uma água adequada, com uma concentração de íons (nutrientes) ideal, o agricultor deve preparar a água de rega adicionando nutrientes e corrigindo o pH da água. Dessa maneira o agricultor fornecerá alimento extra, além de garantir que esse alimento chegará pronto para absorção das raízes. Ao regular o pH para o ideal do cultivo irá garantir que todos os nutrientes estão livres para absorsão radicular.

A Photogenesis Biotecnologia fornece ao agricultor fertilizantes excelentes para rega diária/semanal. Com os fertilizantes da Photogenesis o agricultor garante que suas plantas receberão uma alimentação balanceada e completa.

Além dos fertilizantes a Photogenesis fornece também seus reguladores de pH de água de rega. Eles contém uma concentração balanceada de íons, que vão corrigir o pH da água e adicionar a ela ainda mais nutrientes. Os reguladores de pH da Photogenesis, diferentemente de outros produtos do mercado, foram desenvolvidos especialmente para rega de plantas, não contém íons nocivos a saúde dos vegetais como o Cloro e o Sódio. Isso garante um controle do pH sem danificar a concentração nutritiva da solução, gerando um aumento na produtividade e no desenvolvimento do vegetal.

Um método bom para saber se sua terra precisa de rega é remecher o topo da terra com a mão e ver se está umida, se estiver seca rege. Nunca deixe a terra com o aspecto de encharcada. A terra tem que estar sempre apena umida, porem tem de estar suficientemente arejada para as raízes respirarem.

Teste a quantidade de água ideal para seu cultivo. A experiência na rega vem da prática!
_________________
www.phbio.com.br

PHOTOGENESIS BIOTECNOLOGIA - Controlar para crescer!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    PHOTOGENESIS BIOTECNOLOGIA * FORUM - Índice -> Cultivo Todos os horários são GMT
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil